Comemorar em Outubro



Aniversário de Rosmary Moraes de São Carlos-SP
Dia do Normalista
Dia do Professor

O ser humano torna-se aquilo que acredita ser...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Terça-feira, 15 de Outubro de 2019 - Boa tarde! - 16:53


edumedeiros.com     Internet
   

Vírus - real e virtual



        Vírus. Na natureza, é um organismo microscópico que invade o corpo de um ser vivo e depende de células hospedeiras para se reproduzir e se espalhar. No mundo da informática, o vírus também existe e possui diversas semelhanças com seus "primos" do mundo natural.

        O vírus digital é um pequeno programa, criado com fins maliciosos, que contamina o computador e liga-se a um aplicativo, como o sistema operacional ou o editor de textos, para se multiplicar e, então, invadir novas máquinas.

        Na natureza, o vírus, ao destruir células para sua multiplicação, pode causar doenças que vão desde um resfriado até a aids (síndrome de imunodeficiência adquirida).

        Um computador contaminado tem seu desempenho prejudicado, como se estivesse doente. Em alguns casos, o tratamento correto possibilita que a máquina retorne a seu estado normal. Em outros, essas pragas eletrônicas podem levar o PC à "morte", apagando todos os arquivos guardados no disco rígido.

        O vírus natural é transmitido de um organismo vivo a outro pelo ar, pelo sangue ou por outros fluidos do corpo, como a saliva ou o sêmen. Pode-se pegar um resfriado, por exemplo, apenas por meio do contato com uma pessoa contaminada.

        Já o vírus de informática é transmitido de um computador a outro quando há troca de arquivos entre eles, como no caso de e-mails. Em geral, não basta receber o programa-vírus. O usuário precisa executá-lo para que seu micro seja infectado.

        Os primeiros vírus eletrônicos, criados e disseminados entre computadores pessoais no início dos anos 80, atacavam os PC´s por meio de disquetes, muito utilizados para transportar arquivos na época em que a Internet - rede mundial de computadores - ainda não havia sido popularizada.

        Atualmente, a principal ameaça às máquinas está nas mensagens eletrônicas, principal meio de comunicação entre computadores. "Os mais comuns são os vírus transmitidos por e-mails", informam os diretores de suporte das empresas que produzem aplicativos para combater as pragas digitais - os chamados antivírus.

        A disseminação de vírus pelo correio eletrônico se mostrou muito mais eficiente. Via e-mail, é possível enviar, em poucas horas, milhões de cópias de uma praga digital para internautas do mundo todo.

        Em geral, o programa-vírus é enviado num arquivo anexado ao e-mail. As mensagens eletrônicas com arquivos anexados costumam ter o ícone de um clipe. Desconfie imediatamente delas e pense duas vezes antes de clicar sobre o anexo para abri-lo.

        Verifique, em primeiro lugar, se você conhece o remetente. Se não conhecer, elimine a mensagem imediatamente, sem abrir.

        Se o remetente for confiável, tome um segundo cuidado. Abra apenas o corpo principal do e-mail e leia o texto para verificar se ele realmente foi escrito para você, ou seja, se é uma mensagem pessoal. Então, caso chegue à conclusão de que o arquivo anexado é realmente de seu interesse e provavelmente seguro, tome a decisão de abri-lo - ou, como se diz em linguagem mais técnica, executá-lo.

        Lembre-se de que, quase sempre, se você receber um e-mail malicioso e decidir jogá-lo fora sem abrir, o computador não será infectado. O problema é que muitos usuários não estão conscientes da ameaça. Outros são estimulados a executar o programa anexado por meio de artimanhas que se aproveitam da curiosidade das pessoas.

        Muitos programas-vírus chegam anexados a mensagens que prometem fotos pornográficas, benefícios financeiros, protetores de telas e outros "brindes". É o que acontece com muita gente têm seus micros infectados e perdem tudo. "O trabalho de um ano foi embora", contam assustados.

        Não basta, porém, tomar precauções ao abrir e-mails. Todo computador tem de estar protegido por programas antivírus, uma espécie de vacina para o PC, e outras proteções como o firewall. Mais: os antivírus precisam ser atualizados contra o surgimento de novas pragas.



Você está aqui -> Inicial | Informática | Virus | Vírus - real e virtual









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Vírus - real e virtual