Comemorar em Maio

Informar datas comemorativas

Alegria e gratidão promovem a saúde...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Terça-feira, 21 de Maio de 2019 - Bom dia! - 2:38


edumedeiros.com     Internet
   

Vírus - real e virtual



        Vírus. Na natureza, é um organismo microscópico que invade o corpo de um ser vivo e depende de células hospedeiras para se reproduzir e se espalhar. No mundo da informática, o vírus também existe e possui diversas semelhanças com seus "primos" do mundo natural.

        O vírus digital é um pequeno programa, criado com fins maliciosos, que contamina o computador e liga-se a um aplicativo, como o sistema operacional ou o editor de textos, para se multiplicar e, então, invadir novas máquinas.

        Na natureza, o vírus, ao destruir células para sua multiplicação, pode causar doenças que vão desde um resfriado até a aids (síndrome de imunodeficiência adquirida).

        Um computador contaminado tem seu desempenho prejudicado, como se estivesse doente. Em alguns casos, o tratamento correto possibilita que a máquina retorne a seu estado normal. Em outros, essas pragas eletrônicas podem levar o PC à "morte", apagando todos os arquivos guardados no disco rígido.

        O vírus natural é transmitido de um organismo vivo a outro pelo ar, pelo sangue ou por outros fluidos do corpo, como a saliva ou o sêmen. Pode-se pegar um resfriado, por exemplo, apenas por meio do contato com uma pessoa contaminada.

        Já o vírus de informática é transmitido de um computador a outro quando há troca de arquivos entre eles, como no caso de e-mails. Em geral, não basta receber o programa-vírus. O usuário precisa executá-lo para que seu micro seja infectado.

        Os primeiros vírus eletrônicos, criados e disseminados entre computadores pessoais no início dos anos 80, atacavam os PC´s por meio de disquetes, muito utilizados para transportar arquivos na época em que a Internet - rede mundial de computadores - ainda não havia sido popularizada.

        Atualmente, a principal ameaça às máquinas está nas mensagens eletrônicas, principal meio de comunicação entre computadores. "Os mais comuns são os vírus transmitidos por e-mails", informam os diretores de suporte das empresas que produzem aplicativos para combater as pragas digitais - os chamados antivírus.

        A disseminação de vírus pelo correio eletrônico se mostrou muito mais eficiente. Via e-mail, é possível enviar, em poucas horas, milhões de cópias de uma praga digital para internautas do mundo todo.

        Em geral, o programa-vírus é enviado num arquivo anexado ao e-mail. As mensagens eletrônicas com arquivos anexados costumam ter o ícone de um clipe. Desconfie imediatamente delas e pense duas vezes antes de clicar sobre o anexo para abri-lo.

        Verifique, em primeiro lugar, se você conhece o remetente. Se não conhecer, elimine a mensagem imediatamente, sem abrir.

        Se o remetente for confiável, tome um segundo cuidado. Abra apenas o corpo principal do e-mail e leia o texto para verificar se ele realmente foi escrito para você, ou seja, se é uma mensagem pessoal. Então, caso chegue à conclusão de que o arquivo anexado é realmente de seu interesse e provavelmente seguro, tome a decisão de abri-lo - ou, como se diz em linguagem mais técnica, executá-lo.

        Lembre-se de que, quase sempre, se você receber um e-mail malicioso e decidir jogá-lo fora sem abrir, o computador não será infectado. O problema é que muitos usuários não estão conscientes da ameaça. Outros são estimulados a executar o programa anexado por meio de artimanhas que se aproveitam da curiosidade das pessoas.

        Muitos programas-vírus chegam anexados a mensagens que prometem fotos pornográficas, benefícios financeiros, protetores de telas e outros "brindes". É o que acontece com muita gente têm seus micros infectados e perdem tudo. "O trabalho de um ano foi embora", contam assustados.

        Não basta, porém, tomar precauções ao abrir e-mails. Todo computador tem de estar protegido por programas antivírus, uma espécie de vacina para o PC, e outras proteções como o firewall. Mais: os antivírus precisam ser atualizados contra o surgimento de novas pragas.



Você está aqui -> Inicial | Informática | Virus | Vírus - real e virtual









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Vírus - real e virtual