Comemorar em Maio

Informar datas comemorativas

Alegria e gratidão promovem a saúde...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Terça-feira, 21 de Maio de 2019 - Bom dia! - 2:06


edumedeiros.com     Internet
   

A necessidade da prática da empatia para a evolução espiritual - 29/03/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Nada como se colocar no lugar do outro diante de determinada situação desagradável para sentir na pele os momentos complicados que foram vivenciados pelo mesmo em momento anterior, o qual culminou em um comportamento estranho como, por exemplo, a falta de gentileza.

Ou seja, somente e exclusivamente vivenciando ou ainda procurando saber a fundo os motivos que levaram determinada pessoa a adotar certos comportamentos inapropriados, incluam-se os que foram direcionados a nós mesmos, é que se torna possível compreender, como também poder perdoar os atos falhos dos outros, principalmente quando nos sentimos na condição de não merecedores de determinada situação constrangedora, a qual por ventura tenha nos causado tristeza.

Só para enfatizar a empatia se entende como uma experiência pela qual uma pessoa se identifica com outra, tendendo a compreender o que ela pensa e a sentir o que ela sente, gerando assim a compreensão emocional nas relações interpessoais e sociais.

A empatia é ainda entendida como uma resposta afetiva apropriada à situação vivenciada por outra pessoa, seja essa situação boa ou ruim, isto é, não interessa a situação, mas sim a capacidade emocional de se colocar no lugar da outra pessoa.

Parece receita de bolo praticar a empatia, ou melhor, parece uma coisa fácil de fazer, e é, acredite!

O primeiro passo é perdoar, pois assim torna-se extremamente simples a prática da empatia, pois ao agir assim positivamente nós estaremos livres das amarras que são parentes da tristeza e da depressão.

A recomendação para a aplicação da empatia é procurar seguir os bons exemplos daqueles que estão próximos a nós e que visivelmente adotam posturas serenas, calmas e resignadoras.

A sugestão principal deste Colunista é o nosso amado Mestre Jesus, o Cristo.

Ninguém duvida que Ele praticava a empatia, entretanto a pergunta que não quer calar é: será que é possível nós seres cheios de defeitos morais podermos aplicar a empatia nos tempos atuais, nos quais estão presentes tantas mazelas como o ódio e a mágoa?

A resposta é sim, pois com amor conseguiremos imitar o nosso amado Mestre Jesus, e abrir os corações para o que ele disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” - (Mt 11:28).

Observe que Ele posicionou-se como alguém que acolhe o outro em suas dores e dificuldades, fazendo isso, no entanto, de uma maneira muito especial.

Segundo os Evangelhos, Ele nunca desprezou quem quer que fosse. Sempre acolheu, entendeu, valorizou, consolou e encorajou todos aqueles que, de uma forma ou de outra, solicitavam Sua atenção e ajuda.

Também, jamais puniu as criaturas em seus deslizes: primeiro porque compreendia a fragilidade do ser humano, e ainda porque vislumbrava nos erros uma possibilidade de aprendizagem e mudança interior para melhor, a chamada “Reforma Íntima” citada no Espiritismo.

A sua disposição para com os outros foi tão intensa e marcante, que o Evangelho de Mateus registra como sendo essas as Suas palavras: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossas almas.” - (Mt 11:29-30).

Portanto, praticar a empatia tornará o caminho da evolução espiritual menos doloroso.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 29/03/2014.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | A necessidade da prática da empatia para a evolução espiritual - 29/03/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


A necessidade da prática da empatia para a evolução espiritual - 29/03/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem