Comemorar em Julho

Informar datas comemorativas

O "agora" é a melhor oportunidade para o progresso do Espírito...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 - Bom dia! - 10:09


edumedeiros.com     Internet
   

Palavras só devem ser ditas para construir - 25/01/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Há uma coisa que dinheiro nenhum compra: o bom senso, o qual se converte em virtude e possui similaridade de ideia com o discernimento que por sua vez se entende como a capacidade de perceber, compreender com facilidade, ter perspicácia, capacidade de julgar com isenção, de distinguir valores com clareza, os quais possuem critério livre de influências pessoais, juízo apurado, tino certeiro, apreciação coesa, avaliação ponderada ou análise sensata.

Quem possui essa capacidade de discernir sabe em quais momentos deve conter-se, como também em quais momentos deve expor suas ideias.

Algumas pessoas, porém, preferem posturas ainda carentes de maior sensibilidade justamente por carecerem dessa capacidade de discernir, a qual é conhecida popularmente como “semancol”, fazendo assim alusão ao fato da pessoa necessitar "se mancar", ou seja, se situar diante de determinada situação por ventura apresentada.

E não se deixe levar pelas aparências, pois há pessoas com “status” de sensíveis quanto à aplicação do bom senso, mas são tão carentes quanto leigas no assunto.

Reconhece-se a sensatez de um indivíduo quando o mesmo apresenta a sensibilidade de forma que toda palavra pronunciada de sua boca, ou pelo menos a maioria delas, tenha a intenção de contribuir, até porque como diz o ditado popular: “a boca fala o que o coração está cheio”.

Não é fácil agirmos sempre de forma cortês no trato com os outros, mas deveríamos.

A habilidade de procurar ser uma pessoa gentil e serena fará com que a própria pessoa desfrute de um ambiente mais equilibrado, seja no trabalho, no campo social ou no seio familiar.

Por mais difícil que seja controlar-se para não explodir e acabar chegando às vias de fato que poderá magoar ou machucar, inclusive fisicamente, o sensato é aceitar a ideia que na verdade esta vida é uma escola, e dia a dia aprendemos cada vez mais com os nossos erros e acertos.

Cada vez que se critica alguém ou se faz comentários sobre briga de vizinhos, problemas pessoais dos outros, notícias tristes como assassinatos, que o filho de alguém é drogado ou ladrão, que uma mulher seja vulgar ou que um homem seja irresponsável, enfim, ao se disseminar palavras tristes fatalmente se aumenta a energia negativa que acaba prejudicando a nós mesmos, seja em forma de doenças ou algo pior, portanto, é preferível se calar a falar palavras negativas.

Não percebemos o poder que está à nossa disposição para destruir tudo ou até mesmo criar um verdadeiro inferno em nossas vidas e na vida dos outros. Compreenda que toda palavra que se pronuncia adquire vida, e, portanto, irá gerar algo em sua vida, e mesmo que não seja possível escapar do resultado do que foi plantado, vivencie a resignação, incluindo uma mudança para melhor, pois com certeza torna-se possível suportar e aprender para assim ser feliz, ressaltando que pessoas felizes falam de ideias, não dos problemas de outras pessoas, exceto com a intenção de ajudar.

Palavras só devem ser ditas para construir, ajudar, enaltecer, e nunca para destruir, humilhar, ou entristecer, pois se nada de bom temos para falar é melhor ficarmos calados.

Sorrir é a segunda melhor coisa a se fazer com a boca, e a primeira ainda continua sendo ficar calado.

O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.” – Pr 21,23 (Bíblia Sagrada – Livro dos Provérbios - Capítulo 21 - Versículo 23).

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 25/01/2014.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | Palavras só devem ser ditas para construir - 25/01/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Palavras só devem ser ditas para construir - 25/01/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem