Comemorar em Maio

Informar datas comemorativas

Alegria e gratidão promovem a saúde...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Terça-feira, 21 de Maio de 2019 - Bom dia! - 1:48


edumedeiros.com     Internet
   

O exercício da paciência - 26/10/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



A paciência entende-se como a capacidade ou a qualidade do que ou de quem é paciente.

É a virtude que consiste em suportar os males e incômodos sem reclamar, sem se revoltar ou sem se irritar. É também a virtude de saber esperar com calma, por exemplo: as horas passavam, e a pessoa não perdia a paciência. É a qualidade ou comportamento de quem não desiste nem desanima.

Pode ainda ser entendida como RESIGNAÇÃO, por exemplo: uma paciência de santo. Ou ainda entendida como PERSEVERANÇA, por exemplo: esses cálculos exigem paciência.

Já deu para perceber que a paciência é uma virtude, e como toda virtude tem suas peculiaridades que as diferenciam das atitudes más, pois fazer o mal é fácil, entretanto fazer o bem, isto é, agir com virtudes durante todo o tempo é muito difícil, porém não impossível. E por mais que seja difícil ser paciente, o exercício da paciência é necessário porque costuma gerar reciprocidade das ações que visam fortalecer os laços de afetividade.

Pergunta: “Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?

Resposta: “Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!" - ("O Livro dos Espíritos", Allan Kardec, Questão n. 909- Ed. FEB.)

Dizem os dicionários que a paciência é: "o estado de perseverança tranquila". Portanto, diante de situações adversas e aflitivas é indispensável manter o equilíbrio emocional e agir ou reagir com serenidade. Então você deve esforçar-se para desenvolver o autocontrole.

Como agir diante dos pequenos problemas que o afetam todos os dias?

Como conseguir o equilíbrio emocional junto a familiares, chefes ou subordinados que, por exemplo, recusam-se a assumir seus deveres e, ao se omitiram ou transferiram tarefas, indevidamente o sobrecarregam?

O primeiro passo é a compreensão, e uma boa saída é aplicar a empatia, ou seja, colocar-se no lugar da outra pessoa, e assim tentar entender porque a pessoa fez algo que lhe desagradou.

Compreender o que está acontecendo torna-se essencial para poder criar parâmetros que possam rumar em uma direção de entendimento, visando evitar que situações desagradáveis da mesma natureza sejam repetidas.

É crucial perceber o que querem as pessoas e por que agem dessa ou daquela maneira. Será que a outra pessoa faz algo para lhe provocar, ou será que você pode estar sendo perfeccionista?

Julgar com serenidade para saber o que fazer é uma boa alternativa, e acima de tudo conversar com calma e respeito, como também pedir perdão se tiver sido injusto, pois essas ações são essenciais para a manutenção da cumplicidade.

Assim, você não terá no lar, no serviço ou no grupo uma falsa harmonia, construída sobre o injusto sacrifício.

Fica a sugestão de um trecho da mensagem de “Um Espírito amigo (Havre, 1862)” contida em "O Evangelho segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, visando ampliar a compreensão sobre a importância da paciência:

"Sede pacientes. A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas. Outra há, porém, muito mais penosa e, conseguintemente, muito mais meritória: a de perdoarmos aos que Deus colocou em nosso caminho para serem instrumentos do nosso sofrer e para nos porem à prova a paciência." (Cap. IX, Item 7, Ed. FEB.)

Exercite a meditação e a oração. Elas são fundamentais para a vivência da paciência.

"Bem-aventurados os pacíficos porque serão chamados de filhos de Deus." Jesus, o Cristo. (Mateus, 5:5.)

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 26/10/2013.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | O exercício da paciência - 26/10/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


O exercício da paciência - 26/10/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem