Comemorar em Janeiro


Dia internacional da Religião

Alegria e gratidão promovem a saúde...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019 - Boa noite! - 18:57


edumedeiros.com     Internet
   

Retribuir o mal com o bem - 29/06/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



É plenamente aceitável reconhecer que é muito difícil retribuir o mal com o bem, pois se divulga equivocadamente que deva ser desejado somente o mal para quem fez o mal, entretanto de modo semelhante também é possível sim praticar a atitude edificante de retribuir o mal com o bem, pois além de ser um ato de caridade é também sinal de evolução, tanto filosófica, quanto espiritual.

Um dos modos mais eficazes de se praticar essa atitude positiva é passar a entender ou aceitar os motivos que levaram determinada pessoa a promover o mal que foi vivenciado.

O entendimento ou a aceitação nem sempre é fácil, pois podem surgir dificuldades, embaraços, estorvos, impedimentos ou obstáculos, sejam de ordem familiar, sejam aqueles ligados ao ambiente de trabalho, os de ordem emocional ou ainda aqueles vinculados a crises existenciais.

Muitas são as barreiras e uma das mais comuns que impedem de se retribuir o mal com o bem é realmente a dificuldade que a maioria das pessoas tem em entender ou aceitar o porquê ou o motivo que levou o outro a praticar ou promover o mal, pois para se perdoar é essencial procurar “enxergar” as situações difíceis que levaram uma pessoa, muitas vezes um ente querido, a adotar essa ou aquela postura que culminou em algo contrário ao Bem.

Ao passar a entender o mal que foi praticado passa-se à condição de exercitar o perdão, o qual pode ser caracterizado como remissão de uma culpa, dívida ou pena, convertendo-se assim em um ato caridoso de indulgência.

Por lógica então, se alguém lhe persegue, fala mal de ti, adota atitudes para lhe humilhar na frente de outros, seja na família, no ambiente de trabalho ou em qualquer outro grupo social, apenas perdoe e rogue ao Criador para que essa pessoa receba a graça de se sentir um ser amado não somente pelo Criador, mas por todos, pois na maioria dos casos a carência afetiva pode estar latente.

A atitude em não desejar o mal àqueles que são menos amistosos conosco contribuirá para que a Espiritualidade cuide dessas pessoas da maneira correta, sem esquecer-se obviamente que se colhe o que se planta, porém isso é assunto exclusivo do Criador, e que portanto, cabe somente a Ele adotar as medidas que venham a promover a correção do mal que foi praticado, relembrando que Ele é conhecedor não somente do erro de cada um de nós, como também sabe por que erramos.

Por falar nisso, normalmente quando erramos, suplicamos por perdão, e isso geralmente ocorre porque reconhecemos as nossas fraquezas e limitações perante o Criador.

Alguém pode até dizer que não é Deus para sair perdoando quem fez o mal, entretanto não precisa estar no rol da Divindade para perdoar, pois ser humanitário e tolerante é um dos pilares que nos diferencia das outras espécies.

Na obra “O Evangelho segundo e Espiritismo”, de autoria de Allan Kardec, há a seguinte passagem referente ao tema, especificamente no “Capítulo XII - Amai os vossos inimigos - Retribuir o mal com o bem”: 1. Aprendestes que foi dito: “Amareis o vosso próximo e odiareis os vossos inimigos.” Eu, porém, vos digo: “Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam, a fim de serem filhos do vosso Pai que está nos céus e que faz que se levante o Sol para os bons e para os maus e que chova sobre os justos e os injustos. – Porque, se só amardes os que vos amam, qual será a vossa recompensa? Não procedem assim também os publicanos? Se apenas os vossos irmãos saudardes, que é o que com isso fazeis mais do que os outros? Não fazem outro tanto os pagãos?” (S. MATEUS, 5:43 a 47)

Perdoar solicitando interseção ao Criador por alguém que lhe fez mal, mesmo que esse alguém não seja da própria família ou do convívio social, se converte em um mecanismo facilitador que inibirá o sentimento de vingança.

Por consequência a inexistência do sentimento de vingança faz com que sejamos cada vez mais generosos com os outros, independentemente se esses outros foram bons ou maus conosco.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 29/06/2013.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | Retribuir o mal com o bem - 29/06/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Retribuir o mal com o bem - 29/06/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem