Comemorar em Janeiro


Dia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - RJ
Dia de São Sebastião (Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro - RJ)
Dia de Oxalá
Dia do farmacêutico

O amor verdadeiro liberta o próximo...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Domingo, 20 de Janeiro de 2019 - Boa tarde! - 12:07


edumedeiros.com     Internet
   

Aprender a suportar os espinhos - 01/06/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Toda vez que se quer passar uma informação de modo a produzir efeitos mais eficazes para o próximo, torna-se essencial utilizar um mecanismo facilitador.

Vamos citar, por oportuno, a parábola, a qual se entende como a narração alegórica que contém algum preceito moral.

Não por acaso o nosso amado Mestre Jesus, o Cristo, utilizou em boa parte esse recurso para a apresentação do seu Evangelho (Boa Nova), o qual trouxe ensinamentos admiráveis para a evolução do ser humano.

Esta explicação torna-se necessária, pois, baseando-se no título deste Artigo Espírita (Aprender a suportar os espinhos) é óbvio que não se aprende isso somente de forma literal, ou seja, diretamente vinculado à acepção etimológica da palavra, pois um espinho quando está espetado no dedo imediatamente procura-se extraí-lo.

Importante enfatizar que neste caso específico houve de certo modo algum aprendizado, pois, excetuando-se os masoquistas, ninguém coloca novamente o dedo sem o devido cuidado ou sem a devida proteção em um local onde se tem a certeza que há espinhos.

Entretanto, quando este mesmo título é submetido à ótica em forma de parábola liga-se diretamente à noção da importância de entender filosofias contidas em mensagens edificantes associadas à resignação, isto é, ligadas diretamente ao ato ou efeito de se sujeitar pacientemente às amarguras fomentadas por crises existenciais de toda espécie, denotando-se assim a presença da conformação mediante as mazelas da vida.

Ao agir com resignação passa-se a exercer a paciência no sofrimento.

Quem quer colher rosas deve suportar os espinhos”.

Este é um provérbio Chinês que sintetiza a necessidade de compreender de um modo mais ampliado a essencialidade de poder aprender com as dificuldades (espinhos), e assim ser possível vivenciar e sentir as maravilhas da vida (rosas), visando à felicidade, que é um direito de todos.

Em suma, o caminho da felicidade passa necessariamente pela faculdade de enxergar as dificuldades como oportunidades de crescimento filosófico, pois dificuldade, simbolizada pelos espinhos, conduz à evolução espiritual e à sua consequente valorização da vida, simbolizada pela rosa.

Um dos conceitos filosóficos mais aceitos por todas as religiões é o de que devamos permanecer contentes e felizes em todas e quaisquer circunstâncias, aonde a paciência na aflição é uma das principais ferramentas que todo religioso deve utilizar para viver de modo adequado à vida cristã, pois exercer a paciência visando suportar as dificuldades caracteriza evolução.

Este processo poderá ser ampliado se for possível ensinar este conhecimento ao próximo, sendo esta uma das excelentes formas de se praticar a caridade.

A prática da caridade, por sua vez, é uma excelente oportunidade de se sentir útil ao próximo, pois se difunde que o Criador nos fez para darmos sentido à vida dos outros.

Esta condição de poder ser útil ao próximo é fortalecida por revelações como a do Paracleto ou Paráclito, o Espírito de Verdade, “O Consolador prometido por Jesus Cristo", ou ainda o Espírito Santo para alguns, o qual prega que sem caridade não há salvação, deixando bem claro dessa forma que o ser humano vale pela sua obra e não pela sua crença, pois, por exemplo, permanecendo somente no campo do Cristianismo, não interessa se o cristão é Evangélico, Católico, Espírita ou Espiritualista, pois não é a convicção religiosa o que lhe garante a evolução espiritual, e menos ainda o rótulo, mas, sim, o amor, enfim, a caridade que se pratica em favor do próximo, sendo sensato apenas, neste caso, enfatizar a necessidade de se consolar ao ensinar ao próximo que as dificuldades (espinhos) a que o mesmo está sendo submetido são oportunidades para se chegar a algo melhor.

Para alguns fica a evidência do sucesso da fé como a solução rápida e eficaz de qualquer problema que nos aflija, todavia, o sucesso da fé reside primordialmente no ato de receber graça e força para suportar com paciência todo tipo de aflições que possamos vir a experimentar.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 01/06/2013.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | Aprender a suportar os espinhos - 01/06/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Aprender a suportar os espinhos - 01/06/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem