Comemorar em Janeiro


Dia internacional da Religião

Alegria e gratidão promovem a saúde...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019 - Boa noite! - 18:37


edumedeiros.com     Internet
   

O autocontrole - 06/04/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



O povo na sua sabedoria peculiar costuma dizer que “sangria desatada” não leva a nada, a não ser à uma situação mais complicada ainda.

Obviamente que ninguém quer passar por uma situação ruim, mas todos nós estamos suscetíveis à possibilidade de acontecer algo que venha a nos incomodar, seja pelos aspectos sociais, familiares, fisiológicos (saúde), culturais, econômicos, religiosos, filosóficos ou ainda do ambiente de trabalho.

Independente de se estar exposto a situações extremamente complicadas é interessante manter o autocontrole, o qual é entendido como o controle ou domínio sobre si mesmo, gerando assim a capacidade e seu exercício, de manter o equilíbrio emocional, com a sua respectiva contenção e o seu necessário comedimento.

A importância de manter o autocontrole, cujo antônimo é “descontrole”, reside na necessidade de nós aplicarmos a resignação em nossas vidas para todas as situações, visando assim fomentar a capacidade de podermos tentar entender os Desígnios Divinos, pois, conforme preconiza o Espiritismo: nada ocorre por acaso.

Se nada ocorre por acaso, então por lógica todas e quaisquer situações que viermos a passar foram sistematicamente “programadas” pela Providência Divina.

Claro que aceitar uma situação complicada não é fácil, entretanto o interessante de se utilizar os dizeres do povo é que se torna salutar relembrar verdadeiras pérolas do conhecimento popular, como a que diz que “só quem calça é quem sabe onde o sapato aperta”.

É verdade. Somente aqueles que sentem na pele e vivenciam os momentos complicados é que têm melhores condições de tentar ilustrar tais momentos difíceis, entretanto poder contar com aqueles que se propõem a ajudar torna a jornada menos dolorosa, onde o amparo pode surgir de várias formas, seja pelo apoio fraterno e amigo ou ainda pela simples possibilidade de levar algumas palavras que possam produzir o conforto regenerador das forças, visando possibilitar a aceitação do entendimento da continuidade da vida, pois independente de qualquer situação a vida continua, onde acreditar que o Criador tudo sabe e tudo vê é o que se transforma em um verdadeiro bálsamo para a alma aflita por esclarecimentos que venham a produzir o discernimento necessário para realmente se entender a ideia contida na mensagem que diz que nada ocorre por acaso.

Até aqui o autocontrole foi citado para aquelas situações em que somos “vítimas das circunstâncias”, entretanto agora é a hora de mencionar as situações em que por descuido deixamos de exercer o autocontrole e passamos à condição de algozes.

Sugere-se que devamos exercer o autocontrole também quando estivermos na outra posição, sendo sensato exercer a empatia, ou seja, nos colocarmos no lugar do outro, onde este é um fator primordial, aliás, esta condição é essencial para o crescimento, tanto filosoficamente, quanto espiritualmente, ressaltando que todos rumam inexoravelmente à evolução espiritual.

Portanto, educação, cortesia e gentileza, ou ainda outras diversas formas agradáveis de dirigir a palavra a uma pessoa são excelentes maneiras de praticar a Caridade e como já dito aqui nesta Coluna Espírita esta virtude é essencial para ser possível se chegar à salvação.

Afinal de contas todos merecem serem tratados com zelo, respeito e afetuosidade, mesmo naquelas situações em que fiquem evidenciados comportamentos julgados equivocados, pois existe a possibilidade da pessoa estar agindo daquela maneira, dita equivocada, por simples falta de conhecimento acerca de qual seria o procedimento correto a ser adotado. Enfim, todos merecem respeito, pois ao dirigir palavras a outra pessoa não interessa se a mesma for do mais alto gabarito social, jurídico, econômico, político, religioso, institucional, do ambiente do trabalho, da família ou se é um simples andarilho morador de rua, desde que caridosamente sejam seguidos preceitos como os citados acima.

O bom senso diz que até as Entidades Espirituais, mesmo quando incorporadas em Médiuns não têm o “direito” de serem rudes ou se dirigirem de forma deselegante àqueles que as procuram, até porque esses Espíritos são os Emissários do nosso amado Mestre Jesus, o Cristo, onde em seu Evangelho (Boa Nova) consta a máxima que sugere que se te baterem em uma face se deve oferecer a outra, denotando assim alto grau de humildade.

Finalizo com uma mensagem que sintetiza o respeito que se deve ter para com o próximo: "Eu nem sempre posso falar aquilo que penso, mas o que não posso falar é exatamente aquilo que eu não devo dizer”. - Chico Xavier, Médium Brasileiro.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 06/04/2013.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | O autocontrole - 06/04/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


O autocontrole - 06/04/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem