Comemorar em Maio

Informar datas comemorativas

O "agora" é a melhor oportunidade para o progresso do Espírito...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Domingo, 19 de Maio de 2019 - Boa noite! - 21:52


edumedeiros.com     Internet
   

A educação dos sentimentos - 26/05/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Toda edificação necessita de bases sólidas para não ruir.

A Reforma Íntima, tão difundida pelo Espiritismo, simbolicamente é uma edificação que tem o objetivo de acelerar o aprimoramento e o progresso do espírito. Por sua vez a educação dos sentimentos é uma dessas bases sólidas, a qual enxerga e vislumbra a potencialidade do ser humano em se melhorar e dessa forma progredir, objetivo maior para se atingir a tão sonhada evolução espiritual, principalmente quando se está encarnado (vivo).

A palavra “educação” vem do latim “educare” ou “educere” e significa o ato de educar ou o conjunto de normas pedagógicas aplicadas ao desenvolvimento de um modo geral.

A palavra “sentimento” se entende como a ação ou efeito de sentir, ou ainda a faculdade ou capacidade de sentir, de receber impressões mentais, tal como as paixões, o pesar, a mágoa, o desgosto, mas também o lado positivo como o amor, a amizade, o patriotismo, etc.

Como dito, ações ou efeitos, positivos ou negativos, devem ser trabalhados com o intuito de propiciar melhores condições para se conseguir um objetivo, no caso a evolução espiritual.

A educação dos sentimentos seria então a junção da aplicabilidade de métodos, normas ou regras com a capacidade de “filtrar” os nossos sentimentos como as emoções, as paixões e os vícios, mas também com a observância da valorização das virtudes.

Perceba que de propósito foi escolhida uma palavra que de forma literal pudesse exprimir a função essencial de eliminar as impurezas.

Por falar nisso, como anda o “filtro” dos seus sentimentos?

Já que foi falado em educação, então necessário se faz mencionar algo sobre a pedagogia ou o cognitivismo (conhecimento).

Por falar em pedagogia, Hippolite Leon Denizard Rivail, eminente pedagogo francês (1857) nos esclarece que: “A educação, se for bem compreendida, será a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres como se conhece a de manejar as inteligências, conseguir-se-á corrigi-los, do mesmo modo que se aprumam plantas novas. Essa arte, porém, exige muito tato, muita experiência e profunda observação”.

Não por acaso, este pedagogo adotou o nome de Allan Kardec com o intuito de separar a obra relacionada à pedagogia daquele que viria a ser o Codificador do Espiritismo ou Paracleto, o Consolador prometido por Jesus, o Cristo. No caso acima, trecho da resposta à pergunta 917 da obra básica “O Livro dos Espíritos”.

Para o Espiritismo promover a educação e transmitir os conhecimentos edificantes, como também ensejar as condições para que o encarnado possa evoluir espiritualmente gera os princípios da educação dos sentimentos, visando assim a Reforma Íntima.

Isso urge e é necessário, pois muitas pessoas ainda estão presas ao orgulho que equivocadamente nos faz sentir melhores do que realmente somos; à intolerância que é inimiga do perdão; à vaidade que decorre do orgulho; à inveja que reflete o quanto somos pequenos perante Deus; ao ciúme que é irmão da inveja; à avareza que diz respeito ao apego ao materialismo; ao ódio que é a manifestação contrária ao amor, portanto contrário ao Criador, pois como diz o povo: Deus é amor; ao personalismo que se apoia no egoísmo; à impaciência que é a prova do nervosismo; e a tantos outros sentimentos menos edificantes que podem e devem ser eliminados com o intuito de evoluir espiritualmente e filosoficamente.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 26/05/2012.

.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | A educação dos sentimentos - 26/05/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


A educação dos sentimentos - 26/05/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem