Comemorar em Março


Dia Internacional da Água

O que parece simples matéria é manifestação da vida de Deus e da misericórdia Divina...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Sexta-feira, 22 de Março de 2019 - Boa tarde! - 15:24


edumedeiros.com     Internet
   

A educação dos sentimentos - 26/05/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Toda edificação necessita de bases sólidas para não ruir.

A Reforma Íntima, tão difundida pelo Espiritismo, simbolicamente é uma edificação que tem o objetivo de acelerar o aprimoramento e o progresso do espírito. Por sua vez a educação dos sentimentos é uma dessas bases sólidas, a qual enxerga e vislumbra a potencialidade do ser humano em se melhorar e dessa forma progredir, objetivo maior para se atingir a tão sonhada evolução espiritual, principalmente quando se está encarnado (vivo).

A palavra “educação” vem do latim “educare” ou “educere” e significa o ato de educar ou o conjunto de normas pedagógicas aplicadas ao desenvolvimento de um modo geral.

A palavra “sentimento” se entende como a ação ou efeito de sentir, ou ainda a faculdade ou capacidade de sentir, de receber impressões mentais, tal como as paixões, o pesar, a mágoa, o desgosto, mas também o lado positivo como o amor, a amizade, o patriotismo, etc.

Como dito, ações ou efeitos, positivos ou negativos, devem ser trabalhados com o intuito de propiciar melhores condições para se conseguir um objetivo, no caso a evolução espiritual.

A educação dos sentimentos seria então a junção da aplicabilidade de métodos, normas ou regras com a capacidade de “filtrar” os nossos sentimentos como as emoções, as paixões e os vícios, mas também com a observância da valorização das virtudes.

Perceba que de propósito foi escolhida uma palavra que de forma literal pudesse exprimir a função essencial de eliminar as impurezas.

Por falar nisso, como anda o “filtro” dos seus sentimentos?

Já que foi falado em educação, então necessário se faz mencionar algo sobre a pedagogia ou o cognitivismo (conhecimento).

Por falar em pedagogia, Hippolite Leon Denizard Rivail, eminente pedagogo francês (1857) nos esclarece que: “A educação, se for bem compreendida, será a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres como se conhece a de manejar as inteligências, conseguir-se-á corrigi-los, do mesmo modo que se aprumam plantas novas. Essa arte, porém, exige muito tato, muita experiência e profunda observação”.

Não por acaso, este pedagogo adotou o nome de Allan Kardec com o intuito de separar a obra relacionada à pedagogia daquele que viria a ser o Codificador do Espiritismo ou Paracleto, o Consolador prometido por Jesus, o Cristo. No caso acima, trecho da resposta à pergunta 917 da obra básica “O Livro dos Espíritos”.

Para o Espiritismo promover a educação e transmitir os conhecimentos edificantes, como também ensejar as condições para que o encarnado possa evoluir espiritualmente gera os princípios da educação dos sentimentos, visando assim a Reforma Íntima.

Isso urge e é necessário, pois muitas pessoas ainda estão presas ao orgulho que equivocadamente nos faz sentir melhores do que realmente somos; à intolerância que é inimiga do perdão; à vaidade que decorre do orgulho; à inveja que reflete o quanto somos pequenos perante Deus; ao ciúme que é irmão da inveja; à avareza que diz respeito ao apego ao materialismo; ao ódio que é a manifestação contrária ao amor, portanto contrário ao Criador, pois como diz o povo: Deus é amor; ao personalismo que se apoia no egoísmo; à impaciência que é a prova do nervosismo; e a tantos outros sentimentos menos edificantes que podem e devem ser eliminados com o intuito de evoluir espiritualmente e filosoficamente.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 26/05/2012.

.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | A educação dos sentimentos - 26/05/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


A educação dos sentimentos - 26/05/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem