Comemorar em Maio

Informar datas comemorativas

Alegria e gratidão promovem a saúde...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Terça-feira, 21 de Maio de 2019 - Bom dia! - 1:32


edumedeiros.com     Internet
   

Fofoca - um mal evitável - 07/04/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Já percebeu que a grande maioria dos problemas de relacionamento, tanto no círculo social, profissional ou no seio da família são motivados ou gerados a partir de fofoca?

Segundo o dicionário “fofoca” se entende como um comentário sobre a vida alheia, como também pode ser entendido como boato ou balela. Isso já é o suficiente para perceber que fofocar não é do bem. Alguns podem até dizer que existe a fofoca sadia, entretanto a ressalva precisa estar presente para que não fique camuflada a intenção de menosprezar alguém, até por que há a possibilidade de se estar convivendo, sem perceber, com a inveja ou a maledicência.

Claro que o ser humano “gosta” de saber como é a vida privada das outras pessoas, mas querer saber não é o mesmo que sentir prazer em falar da vida dos outros, pois este último potencializa um julgamento precipitado de pessoas e de fatores que as motivam a agir de modo pouco convencional ou duvidoso.

Para agravar o quadro a fofoca conta com um amigo inseparável: a velocidade com que a mesma consegue ser propagada. Antigamente a fofoca do momento em geral era espalhada de boca em boca. Hoje, porém, usa-se a Internet, a qual possibilita que alguém com intenções maldosas possa macular a reputação de uma outra pessoa desavisada e sem precisar falar nada. Basta digitar algumas palavras e um boato malicioso está a caminho de milhares de pessoas sedentas por saber das “novidades”.

Muito se escreve sobre modalidades de se evitar a fofoca, como por exemplo, o artigo publicado em 15/10/2011, neste jornal com o título “As três peneiras de Sócrates”, o qual contém uma mensagem que fala de três peneiras que simbolizam filtros ideológicos quando, por exemplo, nos falam algo a respeito de qualquer fato que envolva o próximo.

É verdade que parar uma conversa que virou fofoca pode exigir coragem, portanto há a necessidade de se tomar cuidado com o que se ouve e em seguida fala-se para outra pessoa, pois caso contrário corre-se o risco de estar espalhando mentiras, principalmente se a fonte não é conhecida ou confiável, ou seja, você não confia ou não sabe de onde surgiu o assunto e muito menos ainda se é realmente verdade.

Uma excelente técnica para se esquivar de uma fofoca é comparar com a habilidade necessária para dirigir numa estrada movimentada. De repente, algo obriga você a mudar de faixa, reduzir a velocidade dando passagem a outro motorista ou até mesmo parar o veículo. Se estiver atento e dirigindo com cuidado, verá o que está à frente e reagirá de acordo com a situação.

Algo parecido ocorre com as conversas. Em geral, você percebe quando o assunto começa a mudar de rumo e passa virar fofoca maldosa. Quando isso acontecer você pode e deve, por assim dizer, cautelosamente mudar de faixa.

Fica a dica para que você não fale sobre seus problemas pessoais com aqueles indivíduos que, de antemão, você sabe, geram dúvida quanto à capacidade de te ajudar. É preferível chorar sozinho na privacidade de seu quarto que em público, nos ombros da pessoa errada.

Outra dica legal é saber ouvir e não propagar algo que venha a prejudicar o próximo, até por que tudo o que você faz para o outro volta para você, inclusive o mal.

Preocupe-se e ocupe-se com aquelas coisas que contribuem para o desenvolvimento da sua vida. A fofoca, certamente, não tem esse atributo.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 07/04/2012.

.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | Fofoca - um mal evitável - 07/04/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Fofoca - um mal evitável - 07/04/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem