Comemorar em Janeiro


Dia internacional da Religião

Alegria e gratidão promovem a saúde...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019 - Boa noite! - 18:46


edumedeiros.com     Internet
   

A gratidão - 22/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Reconhecimento ou agradecimento por um benefício recebido. Este é o significado literal, segundo o dicionário, do termo gratidão. Entretanto o conceito de gratidão deve ser ampliado, pois gratidão é muito mais do que somente reconhecer ou agradecer por algo recebido. A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção a quem de alguma forma nos beneficiou. Frequentemente a gratidão vem acompanhada por um desejo de agradecimento fraterno, gerando inclusive a reciprocidade de devolver o benefício em favor de quem fez algo de bom para nós. Partindo para o campo religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção a uma divindade, como por exemplo, o agradecimento ao Criador por permitir o nosso estilo de vida, com seus altos e baixos, sendo esse um dos temas centrais do Cristianismo.

A gratidão por ser parente da resignação torna o que temos em suficiente. Torna a negação em aceitação. Confusão em claridade. Caos em ordem. A gratidão possui a faculdade de transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma perspectiva aguçada valorizando o crescimento para o amanhã.

A serenidade fala que o agradecimento deve ser por tudo, inclusive o que não foi recebido, como também tudo que, num primeiro momento, de certa forma leva-nos a acreditar que aquilo de ruim que está acontecendo com a gente não é do nosso merecimento, onde muitos para justificar os Desígnios Divinos criam provérbios (ditados populares) que justifiquem a “imaginária” ira divina quando, por exemplo, citam: “Deus escreve certo por linhas tortas”. O Criador escreve certo por linhas certas, onde a suscetibilidade da percepção gerada voltada para a resignação surge no momento em que agradecemos por tudo o que temos e por tudo o que somos.

Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos.” - William Shakespeare (dramaturgo inglês).

Comece o dia com uma atitude de gratidão. A Bíblia diz em Salmos 92:1-2: “Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade.” Por isso cante ao acordar!

Um dos primeiros sinais de que não estamos sendo gratos ao Criador é esquecer-se de agradecer a Ele. A Bíblia diz também em Romanos 1:21 “porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.” Portanto agradeça por tudo ao Criador e se sentirá cada vez mais elevado.

Dê graças ao Criador em todas as situações. A Bíblia diz ainda em 1 Tessalonicenses 5:18 “Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Ser agradecido por tudo que temos e por tudo que somos é uma boa forma de ser feliz. A ciência já sinaliza esta atitude como condição irrefutável para que seja melhor vivenciada a tal felicidade, onde inclusive, segundo estudos, pesquisas sugerem que sentimentos de gratidão podem ser benéficos ao bem estar emocional subjetivo (Emmons & McCullough, 2003). Nas pessoas que são agradecidas em geral, os acontecimentos de vida têm influência pequena na gratidão experimentada (McCullough, Tsang & Emmons, 2004).

Todas as noites, ao elevarmos a Deus a nossa alma, devemos recordar em nosso íntimo os favores que Ele nos fez durante o dia e agradecer ao Criador. Sobretudo no momento mesmo em que experimentamos o efeito da sua bondade e da sua proteção, é que nos cumpre, por um movimento espontâneo, testemunhar-lhe a nossa gratidão. Basta, para isso, que lhe dirijamos um pensamento, atribuindo-lhe o benefício, sem que seja necessário interromper o nosso trabalho.” - O Evangelho Segundo o Espiritismo - COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS - AÇÃO DE GRAÇAS POR UM FAVOR OBTIDO – Item 28 – pág. 521.

Expresse gratidão com palavras e atitudes, e logo perceberá que a sua vida mudará para melhor de uma forma nunca vista antes.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 22/10/2011.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | A gratidão - 22/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


A gratidão - 22/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem