Comemorar em Janeiro


Dia internacional da Religião

Alegria e gratidão promovem a saúde...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019 - Boa tarde! - 17:57


edumedeiros.com     Internet
   

As três peneiras de Sócrates - 15/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Conhecimento, filosofia e sabedoria são os pilares da cultura difundida pelo grego Sócrates (viveu de 470 a 399 a. C.), cultura essa que trazia as verdades eternas e católicas (universais) que conduzem ao aprimoramento moral da humanidade.

Muita coisa se fala de Sócrates, incluindo o artigo Sócrates e Platão - Precursores da Doutrina Cristã e do Espiritismo, edição de 05/02/2011 deste Jornal, como também há uma mensagem que circula pelo mundo afora há um bom tempo, sendo imprescindível absorvê-la e praticá-la para que seja produzido um ambiente familiar ou no trabalho, digamos, mais amistoso.

A mensagem fala de três peneiras que simbolizam filtros ideológicos quando, por exemplo, nos falam algo a respeito de qualquer fato que envolva o próximo, fazendo com que a gente descubra a real necessidade de passar a informação adiante, onde em sua grande maioria a mensagem ou informação é desnecessária, gerando a observação caridosa para que sejamos o último elo do que hipoteticamente nos contam. Agindo assim é melhor do que fomentar uma informação falsa, ou o pior, que venha produzir desgastes emocionais ou exposição indevida de alguém, evitando assim que seja criado o mecanismo pernicioso da “fofoca” que pode ser traduzido como o ato de mexericar, criar intriga, bisbilhotar ou se importar com a vida dos outros. Atos esses que não fazem parte dos Privilégios Cristãos, os quais são essenciais para o aprimoramento e desenvolvimento da humanidade.

Essas três peneiras se relacionam diretamente sobre o que cada um houve e se vai ou não contar para outra pessoa.

Importante ressaltar que o mecanismo dessas três peneiras deva estar relacionado sobre o que vai se falar de alguém e não necessariamente um método que sirva somente para apontar os erros do próximo.

Conta-se que um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

- “Quero lhe contar uma coisa a respeito de um amigo seu!” - disse o homem.

- “Espere um pouco! Antes de você me contar algo, quero saber se você fez passar essa informação pelas três peneiras.” – disse Sócrates.

- “Três peneiras? Como assim?” - perguntou o homem.

- “Vamos peneirar aquilo que você quer me contar. Devemos sempre usar as três peneiras. Se você não as conhece, preste bem atenção! A primeira é a peneira da VERDADE: Você tem certeza absoluta de que isso que quer me contar é verdadeiro?” – disse Sócrates.

- “Bem, foi o que eu ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.” - disse o homem.

- “Então já não passou pela primeira peneira, mas vamos para a segunda peneira que é a da BONDADE: Você foi caridoso ao pensar que a informação que você me contar pode não ser verdadeira, incluindo o fato da prática da empatia, ou seja, você se colocou no lugar da pessoa citada?Agiu com bondade? E se fosse com você?” – disse Sócrates.

- “Estou envergonhado e devo confessar que não agi com bondade e nem pensei que poderia ser comigo.” - disse o homem.

- “Semelhante à primeira, a informação também não passou pela segunda peneira, mas vamos para a terceira peneira que é a da UTILIDADE: Você pensou bem se o que quer me contar será útil ou se de alguma forma irá promover o crescimento ou melhoria de alguém?” – disse Sócrates.

- “Útil? Na verdade, não.” - disse o homem.

- “Veja bem! Você quer me contar algo que você mesmo não tem certeza se é VERDADE, não há sinal de BONDADE e muito menos é ÚTIL, portanto é melhor que guarde apenas para você e o bom senso fala em não propagar (não dar continuidade) a algo que não seja edificante. ” – finalizou Sócrates.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 15/10/2011.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | As três peneiras de Sócrates - 15/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


As três peneiras de Sócrates - 15/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem