Comemorar em Março


Dia Internacional da Água

O que parece simples matéria é manifestação da vida de Deus e da misericórdia Divina...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Sexta-feira, 22 de Março de 2019 - Boa tarde! - 15:35


edumedeiros.com     Internet
   

Responsabilidades - 06/08/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Foi-se o tempo em que era comum transferir responsabilidades. Os políticos de cargos majoritários (presidente, governador e prefeito) agora têm que cumprir a tal responsabilidade fiscal, onde, por exemplo, só podem comprometer o orçamento dentro do período que estiverem no pleno exercício do respectivo mandato. Juridicamente falando a responsabilidade também é a capacidade de entendimento ético-jurídico e determinação volitiva (vontade) adequada, que constitui pressuposto penal necessário da punibilidade.

Os novos tempos vieram e trouxeram pais e mães que mal têm tempo para ficar com seus filhos, fato que acabou produzindo um grau de permissividade na própria família, a qual fez com que fossem transferidas responsabilidades educacionais, morais, éticas e sociais para a escola que por sua vez não teve a capacidade de assimilar sozinha tais novas funções.

Os pais hoje em dia, em sua grande maioria, não têm tempo para saber o que seus filhos fazem de certo e de errado e o mais grave: não sabem com que andam seus filhos, e como diz o povo: Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és. Frase esta que mesmo não estando nas Sagradas Escrituras tem sua versão aproximada como a vista no Antigo Testamento - Provérbios 16:29: “O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom”.

A onda da responsabilidade chegou até para as empresas, pois a chamada responsabilidade social rende dividendos difíceis de serem vistos por alguns, mas que promove a boa prática social através de valores conceituais ou referências internacionais na área, investimento social privado, como também a certificação sócio-ambiental.

Se a responsabilidade é para cada um, então que venha e que a mesma seja assumida da melhor forma possível, inclusive a responsabilidade espiritual, pois independente de religião, o crente (católico, evangélico ou espírita) deve ter em mente que aquele que ainda não conhece o Mestre deve aprofundar-se nos seus exemplos contidos no Evangelho (Boa Nova), acentuando assim os valores cristãos que torna a vida mais feliz para aqueles que os adotam.

Serenidade e vida menos materialista converte-se em uma das melhores formas de encontrar o caminho que se chama Jesus, o Cristo.

Indicar um modo de buscar Cristo que não seja voltado aos valores materiais é uma forma de responsabilidade, incluindo o fato do combate à incredulidade.

A incredulidade, a simples dúvida sobre o futuro, as ideias materialistas, numa palavra, são os maiores incitantes ao suicídio; ocasionam a covardia moral. Quando homens de ciência, apoiados na autoridade do seu saber, se esforçam por provar aos que os ouvem ou leem que estes nada têm a esperar depois da morte, não estão de fato levando-os a deduzir que, se são desgraçados, coisa melhor não lhes resta senão se matarem? Que lhes poderiam dizer para desviá-los dessa consequência? Que compensação lhes podem oferecer? Que esperança lhes podem dar? Nenhuma, a não ser o nada. Daí se deve concluir que, se o nada é o único remédio heroico, a única perspectiva, mais vale buscá-lo imediatamente e não mais tarde, para sofrer por menos tempo.

A propagação das doutrinas materialistas é, pois, o veneno que inocula a ideia do suicídio na maioria dos que se suicidam, e os que se constituem apóstolos de semelhantes doutrinas assumem tremenda responsabilidade.

Com o Espiritismo, tornada impossível a dúvida, muda o aspecto da vida. O crente sabe que a existência se prolonga indefinidamente para lá do túmulo, mas em condições muito diversas; donde a paciência e a resignação que o afastam muito naturalmente de pensar no suicídio; donde, em suma, a coragem moral.” - O Evangelho Segundo o Espiritismo – página 131.

Todo aquele que aceita a Doutrina Espírita assume o grave compromisso de Solidariedade, irmã gêmea da Responsabilidade. Elas andam sempre juntas.

Cabe ao espírita verdadeiro falar a todos sobre a oportunidade que o Criador deu aos humanos, seja com Moisés, com Jesus e agora com o Paracleto (Espiritismo), pois o verdadeiro cristão não tem o direito de desconhecer os princípios básicos da Doutrina, porque, se não os conhece, não pode se considerar propriamente um espírita.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 06/08/2011.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | Responsabilidades - 06/08/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Responsabilidades - 06/08/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem