Comemorar em Janeiro


Dia internacional da Religião

Alegria e gratidão promovem a saúde...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019 - Boa tarde! - 17:48


edumedeiros.com     Internet
   

Carma - 14/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



É comum para algumas pessoas utilizarem a expressão “meu carma é aturar fulano de tal”, ou ainda “fulano de tal é um carma na minha vida”, como também quando utilizam a expressão “eu joguei pedras na cruz”, principalmente quando se enfrenta situações difíceis, fazendo assim referência ao calvário de Jesus, o Cristo.

O conceito ou sentido pode até estar simplificado, entretanto a noção básica foi transmitida, qual seja: a de evidenciar que acredita em vidas passadas, portanto acredita na reencarnação e que agora colhe o resultado passando por provações que na verdade são os “frutos” do que meticulosamente foi semeado.

O conceito de colher o que planta é antigo, tanto é que nas filosofias da Índia o carma ou karma (do sânscrito karmam com sentido de "ação") se entende como o conjunto das ações dos homens e suas consequências, sendo considerado um termo de uso religioso dentro das doutrinas antigas, como por exemplo, o Budismo e o Hinduísmo, incluindo doutrinas ou movimentos novos como os adeptos do movimento “New Age” (Nova Era).

O Espiritismo “pegou emprestado” o termo porque o mesmo consegue expressar de forma clara e sucinta os alicerces que estão contidos na Lei de Causas e Efeitos.

Enquanto que normalmente o conceito de carma sugere uma dívida a ser resgatada, a Lei de Causas e Efeitos nos apresenta a ideia de que o futuro depende das ações e decisões do presente. Uma causa positiva gera um efeito positivo, enquanto que uma causa negativa gera um efeito igualmente negativo.

A lógica de ação e reação é reforçada por princípios contidos na física, sendo equivalente à lei: "Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário", lei esta mais conhecida como a 3ª Lei de Newton (Ação e Reação). Para os céticos esta lógica também é aceita, mesmo que seja para comparar com a “estória da bateria” que poderá ser carregada com energia positiva ou negativa.

Voltando à visão espiritualista, para toda ação tomada pelo homem ele pode esperar uma reação. Se houve a prática do mal então receberá de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado. Se houve a prática do bem então receberá de volta um bem em intensidade equivalente ao bem causado. Dependendo da doutrina e dos dogmas da religião que melhor atende às necessidades íntimas, este termo pode parecer diferente, porém sua essência sempre foca as ações e suas consequências.

Embora Allan Kardec não tenha usado em momento algum a palavra "carma" ou qualquer de suas variações nas suas obras (“O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”), esta veio a ser mais tarde incorporada ao jargão espírita por muitos espíritas, para designar o nível de evolução espiritual de cada indivíduo, ao qual se devem as circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis a que venha vivenciar.

O carma tem que ser visto como uma parte importante que conduz ao progresso do espírito, portanto imprescindível para o aprimoramento espiritual.

Ver o carma somente como um “fardo” que veio sem o devido merecimento produzirá uma indesejável estagnação que dificultará o progresso por que passam todos os espíritos, progresso espiritual esse que é inerente a todos os seres humanos, independente do credo religioso que siga.

O carma pode ser individual ou coletivo, onde este último entende-se como a depuração que envolve a correção de rumo de um grupo de espíritos que em alguma outra encarnação cometeu atos semelhantes – e muitas vezes em conjunto – de descumprimento da Lei Divina e que, portanto, para individualmente terem a consciência tranquilizada, precisam pagar a dívida. Toda a problemática, nesse caso, está no trabalho dos mentores para promover a reunião desses espíritos de modo a que juntos todos possam se reajustar frente à Lei Divina.

Fazer o bem faz bem. “Quem lhes fará mal se vocês forem zelosos do bem?” - Novo Testamento – I Pedro 3:13.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 14/05/2011.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | Carma - 14/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Carma - 14/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem