Comemorar em Janeiro


Dia internacional da Religião

Alegria e gratidão promovem a saúde...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019 - Boa noite! - 18:30


edumedeiros.com     Internet
   

Expiação - 07/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Toda vez que se faz recair para uma pessoa as culpas alheias ou quando são imputados todos os reveses (insucessos) é criada a condição para que essa pessoa seja vista como “bode expiatório”.

Essa condição realça a transferência de culpa ou de responsabilidades para outra pessoa que em muitos casos nada tem a ver com o fato embaraçoso que por ventura possa ter ocorrido. Para alguns é bem mais fácil imputar as falhas pessoais a outras pessoas ao invés de assumi-las e encará-las como crescimento ou experiência. Afinal de contas o que é experiência? Filosoficamente falando além de ser o conjunto de conhecimentos individuais ou específicos que constituem aquisições vantajosas acumuladas historicamente por cada um de nós, a experiência também é o acúmulo (somatório) das nossas dificuldades, falhas, insucessos, vicissitudes ou equívocos.

Temos que aprender com nossos erros, pois o aprendizado promove o crescimento espiritual, o qual tem como “carro-chefe” a expiação que em síntese constitui-se no ato ou efeito de pagar penitência ou prova, onde dessa forma é possível purificar-se (de pecados), remindo a culpa, entretanto sofrendo as consequências, ou seja, colhendo o que foi plantado.

O conceito da expiação converte-se em assunto importante do Antigo e do Novo Testamento. Palavras ou expressões mais conhecidas como reconciliação, remissão de pecados e perdão estão diretamente relacionadas com esse tema.

Pagar uma penitência pode ser entendido também como um sacrifício corporal, como no exemplo do artigo publicado: “Centenas de cristãos ortodoxos enfrentaram o frio nas águas geladas de lagos e rios da Rússia em busca de cura para doenças e para expiar os pecados. A cerimônia realizada nesta quarta-feira é parte da Festividade do Batismo de Cristo.” - Jornal Folha de São Paulo, 20/01/2011.

O vocábulo “expiar” (pagar penitência) é homófono em relação ao vocábulo “espiar” (observar secretamente), ou seja, possuem o mesmo som, porém grafia (escrita) e sentido diferente. Essa explanação se faz necessária para que haja melhor entendimento quando o vocábulo for utilizado em uma oratória e estiver relacionado à remissão de pecados, salientando ainda que há a necessidade de discernir (interpretar) as passagens bíblicas, por exemplo, a palavra expiação encontra-se algumas vezes na Bíblia e a maior parte refere-se à outra acepção que a mesma pode ser aplicada, como sendo as cerimônias religiosas com o intuito de se aplacar (tranquilizar) a ira divina ou purificar um lugar que foi profanado e para isso utilizando o sacrifício de um animal, daí o surgimento da expressão “bode expiatório”.

Um mundo de expiação e provas, onde nos encontramos no momento, difere dos mundos felizes, porque nos primeiros ainda predomina o mal. A boa notícia é que graças ao Criador nem tudo está perdido, pois em breve nosso planeta será transformado e passará à condição de mundo em regeneração, onde o bem começará a prevalecer e passarão a reencarnar aqui somente espíritos que já compreenderam o que é ser cristão.

Os mundos regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. A alma penitente encontra neles a calma e o repouso e acaba por depurar-se. Sem dúvida, em tais mundos o homem ainda se acha sujeito às leis que regem a matéria; a Humanidade experimenta as vossas sensações e desejos, mas liberta das paixões desordenadas de que sois escravos, isenta do orgulho que impõe silêncio ao coração, da inveja que a tortura, do ódio que a sufoca. Em todas as frontes, vê-se escrita a palavra amor; perfeita equidade preside às relações sociais, todos reconhecem Deus e tentam caminhar para Ele, cumprindo-lhe as leis.” - Livro “O Evangelho segundo e Espiritismo” – Há muitas moradas na casa de meu PaiMundos Regeneradores - Item 17.

O Espiritismo acredita que a expiação é a forma de pagar a dívida de vidas passadas, a qual é cobrada em forma de carma.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 07/05/2011.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | Expiação - 07/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem









(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Expiação - 07/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem