Comemorar em Janeiro


Dia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - RJ
Dia de São Sebastião (Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro - RJ)
Dia de Oxalá
Dia do farmacêutico

O amor verdadeiro liberta o próximo...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país





Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Domingo, 20 de Janeiro de 2019 - Bom dia! - 11:39


edumedeiros.com     Internet
   

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - 22/01/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Baixar Texto disponível em formato PDF - Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - 22/01/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem

Jesus Cristo em diversas passagens mencionou que viria aquele para ajudar ou consolar, conforme as passagens bíblicas a seguir: Novo Testamento - João 14, versículo 17: “A saber, o Espírito da Verdade, o qual o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.”; Novo Testamento - João 15, versículo 26: “Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim.”; Novo Testamento - João 16, versículo 13: “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da Verdade, ele vos guiará a toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.”.

Segundo o dicionário a expressão Paracleto [(é) pronúncia com som aberto para a letra “e” vem da expressão grega Parákletos, pelo latim. tardio Paracletu.] e significa: 1 - Designativo aplicado a Cristo e especialmente ao Espírito Santo; 2 - Defensor, protetor, mentor, ajudador ou consolador.

Para o Espiritismo, Paracleto é o nome do Espírito da Verdade que consiste em ser O Consolador prometido por Jesus Cristo e que foi enviado por Deus, convertendo-se assim para melhor entendimento como sendo o Espiritismo o próprio Paracleto, o qual traz a mensagem do Espírito da Verdade contida na Terceira Revelação Divina (artigo publicado na edição de 04/12/2010).

A Doutrina Espírita esclarece de forma sucinta o Evangelho, conseguindo "tirar o véu de alegorias" da Bíblia e tendo a capacidade de explicar de forma coerente e satisfatoriamente fatos e fenômenos que para as outras religiões é algo de difícil entendimento. A seguir as revelações que a humanidade teve a oportunidade de receber:

1ª Revelação apresentada por Moisés: “Olho por olho, dente por dente.”.

2ª Revelação apresentada por Jesus Cristo: “Se te baterem em uma face, oferece-lhe a outra.”.

3ª Revelação apresentada pelo Espírito da Verdade ou Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo: “Sem Caridade não há salvação.”.

No Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec e os Espíritos Superiores revelam ser o Espiritismo "O Consolador Prometido por Jesus", "O Espírito da Verdade", o "Paracleto", conforme o Evangelho de João acima descrito.

Se, portanto, o Espírito da Verdade devia vir posteriormente ensinar todas as coisas, é porque o Cristo não havia ensinado tudo à época. Se o Paracleto (Espiritismo) viria recordar o que Cristo havia dito, é que teríamos esquecido ou mal interpretado os ensinamentos do Mestre. Consequentemente, se o Cristo não pôde desenvolver sua doutrina ou conjunto de regras em sua totalidade, é que faltava aos homens conhecimentos que não poderiam adquirir senão com o tempo, e sem os quais não o poderiam compreender coisas que poderiam parecer um contrassenso ou algo absurdo no estado de conhecimento vigente na época de Jesus Cristo (cerca de 2.000 anos atrás).

Kardec ainda recorda que o Espiritismo vem no tempo certo cumprir a promessa do Cristo: o Espírito da Verdade ressalta o seu ensinamento básico como sendo a observância da lei; ensinando todas as coisas, fazendo compreender o que o Cristo havia dito por parábolas. Cristo disse: "Ouçam aqueles que têm ouvidos para ouvir". O Espiritismo vem abrir os olhos e ouvidos, porque fala sem figuras e sem alegorias. Levanta o véu deixado intencionalmente sobre certos mistérios. Vem enfim trazer uma suprema consolação aos deserdados da terra e a todos aqueles que sofrem, dando uma causa justa e um propósito útil a todas as dores. O Espiritismo lhe dá uma fé inabalável no porvir, e a dúvida pungente não mais toma conta de sua alma. Fazendo-o ver as coisas do alto, a importância das vicissitudes terrestres se perde na vastidão e no esplêndido horizonte que a abraça, e a perspectiva da felicidade que o espera lhe dá a paciência, a resignação e a coragem de ir até o fim do caminho.

Alguns irmãos afirmam que são muitas as doutrinas que consolam. Por que seria consolador apenas o Espiritismo? Perguntamos: as outras doutrinas oferecem ao homem as ferramentas [reencarnação, intercâmbio com desencarnados, pluralidade dos mundos habitados, etc.] que o Espiritismo apresenta? Certamente que não! Até porque a Doutrina Espírita não é um conjunto de ideias, dita por um pensador ou por um grupo qualquer. Trata-se da manifestação do Espírito da Verdade, que o fez utilizando o sistema de universalidade, justamente para que opiniões pessoais ou de grupos não viessem colocar em risco o futuro da mensagem libertadora.

A Terceira Revelação [ou Consolador Prometido] fundamenta-se na opinião de um conjunto de inteligências [Espíritos], que se manifestaram em mais de mil agrupamentos espíritas em todo o mundo, na época da Codificação (1857). Foram essas inteligências que estabeleceram os princípios morais e filosóficos da Doutrina Espírita e que não podem ser mudados pela vontade deste ou daquele pensador discordante.

Na Internet há vários sites que falam do assunto, como por exemplo, ao acessar o Google (buscador de textos e assuntos – www.google.com), basta digitar a expressão Paracleto que serão exibidos inúmeros sites, entre eles o primeiro a ser exibido, especificamente o site: Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo (www.paracleto.net), o qual contém os artigos deste colunista e que são publicados semanalmente no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 22/01/2011.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - 22/01/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem






Baixar Texto disponível em formato PDF - Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - 22/01/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem


(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)

Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2019
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2019
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2019










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - 22/01/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem