edumedeiros.com     Internet
   
Comemorar em Maio

Informar datas comemorativas

A maior felicidade no lar é a total harmonia entre o marido e a esposa...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



TV Climatempo

Boletins ao vivo com os meteorologistas!



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país



Estações do Ano

Saiba o início e o fim das Estações do Ano



Índice Ultra-violeta

Previna-se. Veja o índice ultra-violeta na sua cidade.



Disque (31) 88067654

Tempo no seu telefone



Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Sexta-feira, 26 de Maio de 2017 - Bom dia! - 0:25


Protestantes Históricos



Religião no Brasil

         PROTESTANTES HISTÓRICOS – Aparecem com a Reforma Protestante, no século XVI, e chegam ao Brasil no princípio do século XIX como imigrantes ou como missionários religiosos. Os alemães, instalados na Região Sul, trazem a Igreja Luterana. As igrejas Batista, Episcopal Anglicana, Metodista e Presbiteriana são criadas no país por missionários norte-americanos em meados do século XIX.
         Luteranos – As primeiras comunidades luteranas de imigrantes alemães se estabelecem no Brasil a partir de 1824, nas cidades de São Leopoldo (RS), Nova Friburgo (RJ), Três Forquilhas (RS) e Rio de Janeiro. O primeiro templo é construído em 1829, em Campo Bom (RS), e os primeiros pastores europeus chegam depois de 1860. Em 1991 há 1 milhão de membros, localizados principalmente no Rio Grande do Sul. Até 1999, o número de luteranos, bem como o dos demais protestantes históricos, não sofre alteração significativa.
         Os luteranos, com os anglicanos, estão mais próximos da teologia professada pela Igreja Católica, ao crer, por exemplo, em pontos como a salvação pela fé. Das correntes luteranas, a maior e mais antiga no país é a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, com sede em Porto Alegre (RS), com 704 mil membros e 408 paróquias. Posteriormente surgem outras correntes luteranas, como a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, vinda dos Estados Unidos (EUA) no início do século XX.
         Metodistas – Primeiro grupo de missionários protestantes a chegar ao Brasil, os metodistas tentam fixar-se no Rio de Janeiro em 1835. A missão fracassa, mas é retomada por Junnius Newman em 1867, que começa a pregar no oeste do estado de São Paulo. A primeira igreja metodista brasileira é fundada em 1876, por John James Ranson, no Rio.
         Concentrados sobretudo na Região Sudeste, os metodistas reúnem 138 mil fiéis em 1991, conforme censo do IBGE. A Igreja Metodista do Brasil é o maior e mais antigo ramo no país e conta com aproximadamente 600 igrejas, de acordo com o censo de 1991. Entre outros ramos, destacam-se a Igreja Metodista Livre, introduzida com a imigração japonesa, e a Igreja Metodista Wesleyana, de influência pentecostal, estabelecida no Brasil em 1967.
         Os metodistas participam ativamente de cultos ecumênicos e têm grande atuação na área de educação. Duas universidades importantes no estado de São Paulo, a Unimep, de Piracicaba, e a Umesp, de São Bernardo do Campo, são mantidas por eles.
         Presbiterianos – A Igreja Presbiteriana do Brasil é fundada em 1863, no Rio de Janeiro, pelo missionário norte-americano Ashbel Simonton. Maior ramo da igreja presbiteriana do país, possui 150 mil membros, 600 pastores e 700 igrejas, segundo dados do censo de 1991. Em 1903 surge a Igreja Presbiteriana Independente, com cerca de 50 mil membros, 350 igrejas e 300 pastores. Há ainda outros grupos presbiterianos, como a Igreja Presbiteriana Conservadora (1940) e a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (1966), que somam 5 mil membros, 50 pastores, 40 igrejas e nove presbitérios. Esta última é a igreja protestante brasileira mais aberta ao ecumenismo. Um de seus fundadores, o reverendo Jaime Wright, foi um dos religiosos que se destacaram na luta contra a tortura durante o Regime Militar de 1964. Na década de 70 surgem grupos com características pentecostais, como a Igreja Cristã Presbiteriana, a Igreja Presbiteriana Renovada e a Igreja Cristã Reformada. Com 498 mil membros em 1991, os presbiterianos mantêm na capital paulista uma das mais importantes universidades privadas do Brasil, a Mackenzie.
         Batistas – Os batistas chegam ao país após a Guerra Civil Americana e se estabelecem no interior de São Paulo. Um dos grupos instala-se em Santa Bárbara d’Oeste e funda, em 1871, a Igreja Batista de Santa Bárbara, de língua inglesa. Os primeiros missionários desembarcam no Brasil em 1881 e criam no ano seguinte, em Salvador, a primeira igreja batista brasileira. Em 1907 lançam a Convenção Batista Brasileira, que em 1999 reúne 870 mil membros, 6 mil pastores e 5,8 mil igrejas. Em meados do século, surgem os batistas nacionais, os batistas bíblicos e os batistas regulares, que somam 233 mil membros. Em 1991, os batistas contam com 1,5 milhão de membros no país. Maior grupo evangélico histórico do Brasil, em 1999 há 1,1 milhão de batistas, 7,6 mil igrejas e 8,1 mil pastores espalhados pelo território nacional, de acordo com dados fornecidos pelas igrejas.
         Anglicanos – A Igreja Anglicana, de origem inglesa, chega ao Rio de Janeiro em 1818. A vinda de missionários norte-americanos de denominação episcopal (nome da igreja nos Estados Unidos) impulsiona a fundação, em 1890, em Porto Alegre (RS), da Igreja Anglicana Episcopal do Brasil, que une as igrejas de origem inglesa e norte-americana. Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande tornam-se os centros do anglicanismo no país. Em São Paulo ganha espaço entre os imigrantes japoneses. Com pequena representação no Brasil, conta hoje com cerca de 10 mil fiéis e sete dioceses.



Você está aqui -> Inicial | Religiosidade | Religião No Brasil | Protestantes Históricos








Endereço desta página na Internet:

http://www.edumedeiros.com/religiosidade/religiao_no_brasil/protestantes_historicos.php

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2017
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2017
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2017


UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!





Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Protestantes Históricos