edumedeiros.com     Internet
   
Comemorar em Junho



Aniversário de Siciliano Costa (Natal - RN)

Todos os obstáculos se afastam diante de uma corajosa determinação...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



TV Climatempo

Boletins ao vivo com os meteorologistas!



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país



Estações do Ano

Saiba o início e o fim das Estações do Ano



Índice Ultra-violeta

Previna-se. Veja o índice ultra-violeta na sua cidade.



Disque (31) 88067654

Tempo no seu telefone



Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Domingo, 25 de Junho de 2017 - Bom dia! - 0:33


Catolicismo



Religião no Brasil

         CATOLICISMO – Para a Igreja Católica, todos os que receberam o sacramento do batismo são católicos. Mas, conforme estimativa da própria igreja, cerca de 80% do total é de não praticantes e apenas 18% participam de grupos como o Movimento de Renovação Carismática e as Eclesiais de Base. Em 1999, a Igreja Católica, no Brasil, contava com seis cardeais, 51 arcebispos (36 na ativa e 15 eméritos) e 344 bispos. Há ainda 14,2 mil padres e 35,5 mil freiras. Em todo o país a Igreja organiza-se em 264 dioceses e 8.068 paróquias.


         A influência do catolicismo é forte desde o descobrimento. Já no período colonial, ordens e congregações religiosas assumem os serviços nas paróquias e nas dioceses, a educação nos colégios e a catequização indígena. Até meados do século XVIII, o Estado controlava a atividade eclesiástica na colônia, responsabilizava-se pelo sustento da Igreja e impede a entrada de outros cultos no Brasil, em troca de reconhecimento e obediência.


          Em 1750, o agravamento dos conflitos entre colonos e padres por causa da escravização dos índios leva à expulsão dos jesuítas pelo marquês de Pombal. No entanto, a separação entre Igreja e Estado e a garantia de liberdade religiosa só é decretada em 1890, após a proclamação da República. A partir da década de 30, o projeto desenvolvimentista e nacionalista de Getúlio Vargas incentivava a Igreja a valorizar a identidade cultural brasileira, o que resultou na expansão de sua base social para as classes médias e as camadas populares. A instituição apoiava a ditadura do Estado Novo em 1937, a fim de barrar a ascensão da esquerda. Em 1952 criava-se a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para coordenar a ação da Igreja. No final dos anos 50, a preocupação com questões sociais geradas pelo modelo de capitalismo no país, como fome e desemprego, fortalece movimentos como a Juventude Universitária Católica (JUC), a qual contribui para o surgimento de organizações socialistas como a Ação Popular (AP), criada em 1960 pela JUC.


         Durante a década de 60, a Igreja, influenciada pela Teologia da Libertação, atua em setores populares por meio das Comunidades Eclesiais de Base. A instalação do Regime Militar de 1964 inaugurou a fase de conflitos entre Igreja e Estado, que terminou em ruptura, diante da violenta repressão iniciada em 1968 com o Ato Institucional No 5 (AI-5). Os abusos contra a ordem jurídica e os direitos humanos fizeram a Igreja engajar-se na luta pela redemocratização nos anos 70 e 80. Após esse período, os movimentos mais ligados à Teologia da Libertação, de inspiração progressista, cederam espaço à proposta mais conservadora da Renovação Carismática.


         Comunidades Eclesiais de Base – Multiplicam-se pelo país após a década de 60, sob a influência da Teologia da Libertação, que tem como um de seus fundadores o ex-frade brasileiro Leonardo Boff. Vinculam o compromisso cristão à luta por justiça social e participam ativamente da vida política do país, associadas a movimentos de reivindicação social e a partidos políticos de esquerda. Nos anos 90 entram em declínio. De acordo com o Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris), existem cerca de 80 mil núcleos de comunidades eclesiais de base no Brasil em 1999.


         Renovação Carismática Católica – De origem norte-americana, chega ao Brasil em 1968, pelo padre jesuíta Haroldo Rahn. Aproxima-se do pentecostalismo ao reafirmar a presença do Espírito Santo na religião. Ganha força principalmente no interior e entre a classe média. Em 1999 soma 8 milhões de simpatizantes, conforme o próprio movimento, representados em 95% das dioceses, na forma de grupos de oração. Um dos expoentes do movimento de Renovação Carismática é o padre Marcelo Rossi, de 32 anos. Suas missas, realizadas na Zona Sul de São Paulo, reúnem em média 60 mil pessoas, atraídas por seus cantos, coreografias e diálogos com a platéia. Em setembro de 1998, ele lança o CD Músicas para Louvar o Senhor, que em dois meses atinge o recorde de 2,2 milhões de cópias vendidas. O segundo CD, Presente para Jesus, lançado um ano depois, vende 1 milhão de cópias até o fim de novembro de 1999. Na linha do padre Marcelo, mas sem a repercussão obtida por ele nos meios de comunicação, surgem outros padres cantores, entre os quais se destaca o padre José Luiz Jansen de Mello Neto, de 28 anos, conhecido como padre Zeca, do Rio de Janeiro.



Você está aqui -> Inicial | Religiosidade | Religião No Brasil | Catolicismo








Endereço desta página na Internet:

http://www.edumedeiros.com/religiosidade/religiao_no_brasil/catolicismo.php

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2017
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2017
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2017


UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!





Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Catolicismo