edumedeiros.com     Internet
   
Comemorar em Agosto

Informar datas comemorativas

O que parece simples matéria é manifestação da vida de Deus e da misericórdia Divina...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



TV Climatempo

Boletins ao vivo com os meteorologistas!



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país



Estações do Ano

Saiba o início e o fim das Estações do Ano



Índice Ultra-violeta

Previna-se. Veja o índice ultra-violeta na sua cidade.



Disque (31) 88067654

Tempo no seu telefone



Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Terça-feira, 22 de Agosto de 2017 - Bom dia! - 0:18


Raiva, mágoas e ressentimentos - 15/11/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Toda vez que determinada situação produz descontrole no bem-estar o ser humano naturalmente começa a nutrir sentimentos nada edificantes, entre esses a raiva.

A raiva é a reação emocional imediata e se caracteriza como uma sensação mesmo que equivocada de se sentir ameaçado, enganado ou ainda de se sentir prejudicado.

Ninguém é tão perfeito assim de nunca haver sentido raiva de alguma situação em algum momento da vida, entretanto esforços devem ser envidados visando a mudança interior, bandeira a qual é tão defendida pelo Espiritismo e chamada de “Reforma Íntima”, que por sua vez se entende como um processo contínuo de autoconhecimento, de conhecimento de nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente na vivência evangélica, em todos os sentidos da nossa existência, e esse processo de forma natural conduz à transformação do homem de ontem, carregado de tendências e erros de longa data, no homem do amanhã, atuante na implantação dos ensinamentos do nosso Amado Mestre Jesus, o Cristo.

Então assumir que somos suscetíveis aos defeitos morais como a raiva é aceitável, entretanto que seja premente o pensamento de procurarmos evoluir, e sem se esquecer de mencionar que também é extremamente imprescindível procurarmos entender os mecanismos que produzem os desconfortos ou descontentamentos que possam provocar em nós sentimentos ainda carentes de maior percepção sobre o que é o amor, enfim, sobre o que é Deus, ressaltando que o conceito popular diz que Deus é amor, e amar o próximo é um dos primeiros passos para se entender o porquê que o outro fez algo conosco que produziu desconforto ou mal-estar.

Esse esclarecimento se torna essencial mencionar, caso contrário torna-se mais difícil ainda se livrar ou impedir o surgimento de mágoas e ressentimentos.

Já que a raiva está presente em nossas vidas, então o sensato seria aprender a lidar com a mesma, e sempre procurando crescer de forma introspectiva, ou seja, conhecendo a si mesmo.

Segundo Sigmund Freud, o grande psicanalista do século vinte, todos nós temos uma certa predisposição orgânica para cedermos à somatização de algum conflito.

Somatizar significa absorver as energias nada redentoras, as quais irão se manifestar organicamente em alguma parte do nosso corpo.

Impedir o surgimento do descontrole emocional não é fácil, até porque para se livrar de algum defeito moral, o sensato é fazer exatamente o que é recomendado para se livrar de um vício, entenda-se reconhecer que tem o vício, entretanto que tem vontade e quer se livrar do mesmo.

Por outro lado a raiva pode surgir repentinamente, porém não há motivos para nos envergonharmos pelo fato de senti-la, porém camuflá-la perante atitudes de falsa humildade e santificação são atitudes de quem ilude a si próprio, optando pelo parecer em detrimento do ser.

Saber lidar com a raiva significa, assim, refletir sobre o porquê do nosso desequilíbrio momentâneo, como também refletir sobre a origem do ato da outra pessoa. Isso significa perceber que a pessoa estava em desarmonia no momento em que agiu de forma impensada, produzindo o conflito, e também tentar perceber que o outro agiu sem nenhuma intenção de produzir o dano que gerou o conflito, e isso não significa, de maneira alguma, que devamos ser coniventes com o erro alheio, mas sim aprendermos a perdoar e não permitir o surgimento de sentimentos inferiores.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 15/11/2014.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | Raiva, mágoas e ressentimentos - 15/11/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem








Endereço desta página na Internet:

http://www.edumedeiros.com/artigos/2014.11.15.php

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2017
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2017
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2017


UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!





Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Raiva, mágoas e ressentimentos - 15/11/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem