edumedeiros.com     Internet
   
Comemorar em Outubro

Informar datas comemorativas

O que parece simples matéria é manifestação da vida de Deus e da misericórdia Divina...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



TV Climatempo

Boletins ao vivo com os meteorologistas!



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país



Estações do Ano

Saiba o início e o fim das Estações do Ano



Índice Ultra-violeta

Previna-se. Veja o índice ultra-violeta na sua cidade.



Disque (31) 88067654

Tempo no seu telefone



Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Domingo, 22 de Outubro de 2017 - Bom dia! - 2:31


O respeito à religião do próximo - 04/10/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Respeito é bom e todos gostam.

O respeito às pessoas e consequentemente às convicções das mesmas é uma das formas de se evidenciar a própria evolução espiritual.

Até porque quem está convicto nas suas posições não apresenta necessidade de enfatizar aos outros argumentos que sejam por ventura divergentes daqueles que são professados ou difundidos pelo próximo.

Outro fator preponderante, pelo menos pelo aspecto religioso, é que no nosso amado Brasil está garantido a cada cidadão brasileiro ter assegurado o direito de professar a sua fé.

A palavra “respeito” que na sua origem em latim significava “olhar outra vez” é uma forma reparadora das nossas atitudes menos edificantes em relação aos pensamentos e às ideias do próximo, pois quando paramos para analisar algo, certamente esse algo se torna digno de um segundo olhar, portanto, é algo digno de respeito, mesmo que o tema seja antagônico ou divergente em relação ao que acreditamos, professamos ou difundimos.

O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande relevância na interação social.

O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra.

Muitas religiões abordam o tema do respeito ao próximo porque o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.

O respeito indubitavelmente conduz à tolerância.

Em seu sentido estrito, a tolerância é o regime de liberdade concedido pelo governo de um país, onde já se tem uma forma de religião estabelecida, de praticar qualquer outra forma de religião, ou mesmo de não seguir nenhuma.

A Reforma Protestante (1517) promovida por Martim Lutero deu início à tolerância, mas não de forma absoluta, pois os próprios reformadores não toleravam as teses que combatiam.

Tolerar é preciso, e talvez não seja do conhecimento de todos, mas, por exemplo, ser adepto do Espiritismo era crime no Brasil, conforme o Código Penal de 1890, punido com até 6 meses de prisão, mas foram épocas difíceis que graças ao Criador já passaram.

Fica a sugestão para que sejam respeitadas todas as formas religiosas, até porque o Criador não determinou essa ou aquela religião, inclusive não disse que quem não segue religião será condenado.

Claro que como religioso defendo a tese de que a religião é um mecanismo facilitador para nos aproximar do Criador, mas cada um na sua, no seu tempo, na sua fé, inclusive quando a mesma é escassa ou ausente.

Seja nas Igrejas, nos Templos, nos Terreiros ou nas Casas Espíritas o respeito ao próximo deve ser praticado com toda sua plenitude.

Respeitar aquele que escolheu se dedicar aos animais, aquele que escolheu se dedicar ao trabalho de assistência social, aquele que escolheu transmitir os ensinamentos doutrinários, enfim respeitar aquele que decidiu praticar a Caridade, e como diz a máxima do Espiritismo: Sem caridade não há salvação!

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 04/10/2014.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | O respeito à religião do próximo - 04/10/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem








Endereço desta página na Internet:

http://www.edumedeiros.com/artigos/2014.10.04.php

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2017
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2017
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2017










Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


O respeito à religião do próximo - 04/10/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem