edumedeiros.com     Internet
   
Comemorar em Agosto

Informar datas comemorativas

O que parece simples matéria é manifestação da vida de Deus e da misericórdia Divina...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



TV Climatempo

Boletins ao vivo com os meteorologistas!



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país



Estações do Ano

Saiba o início e o fim das Estações do Ano



Índice Ultra-violeta

Previna-se. Veja o índice ultra-violeta na sua cidade.



Disque (31) 88067654

Tempo no seu telefone



Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Terça-feira, 22 de Agosto de 2017 - Bom dia! - 0:24


Os humilhados serão exaltados - 30/08/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Existe uma relação direta entre a humilhação e a exaltação, ressaltando que por possuírem a condição de gerarem situações antagônicas, isto é, contrárias, certamente produzem sensações inversamente proporcionais quando vivenciadas por uma mesma pessoa.

O conceito popular diz que os humilhados serão exaltados, e que em contrapartida os exaltados serão humilhados.

Este conceito gera dúvidas no entendimento de alguns, principalmente de certos religiosos.

A dúvida desses religiosos está diretamente ligada ao fato de não ser possível encontrar na Bíblia Sagrada utilizada por eles exatamente o mesmo texto, ou seja, não existe a condição “ipsis litteris”, a qual é uma expressão de origem latina que significa "pelas mesmas letras", "literalmente" ou "nas mesmas palavras", enfatizando assim que um texto foi transcrito fielmente.

Claro que para outros não há a necessidade da literalidade cabal da escrita, mas sim do entendimento, conforme certa tradução (versão) muito lida da Bíblia Sagrada, em Lucas 14.11:

Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Consequentemente boa parte de certos religiosos entende então que aquele que se humilha a Deus, por exemplo, colocando-se de joelhos, confessando seus pecados e pedindo perdão é que será exaltado, e ainda ressaltando que a ideia é difundida enfatizando que a humilhação sofrida deva ser somente perante Deus: “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” - Tiago 4.10.

Entendimentos à parte, o Espiritismo difunde que quem se elevar será rebaixado, fazendo assim alusão direta ao que consta em Mateus, Capítulo 18: 1-5:

Naquela hora, chegaram-se a Jesus os seus discípulos, dizendo: Quem é o maior no Reino dos Céus? E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles e disse: Na verdade vos digo que, se não fizerdes como meninos, não entrareis no Reino dos Céus. Todo aquele, pois, que se humilhar e se fizer pequeno como este menino, esse será o maior no Reino dos Céus. E o que receber em meu nome um menino como este, a mim é que recebe.

Estas máximas são consequências do princípio de humildade que Jesus põe incessantemente como condição essencial da felicidade prometida aos eleitos do Senhor, nas seguintes palavras: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”. Ele toma um menino como exemplo da simplicidade de coração, e diz: “Todo aquele, pois, que se fizer pequeno como este menino, será o maior no Reino dos Céus”; ou seja, aquele que não tiver pretensões à superioridade ou à infalibilidade.

O mesmo pensamento fundamental se encontra nesta outra máxima: “Aquele que quiser ser o maior, seja o que vos sirva”, e ainda nesta: “Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.” Ou ainda: “Porque quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.” Ressalta-se que se trata da mesma passagem da Bíblia Sagrada citada acima (Lucas 14.11), porém em traduções (versões) diferentes.

O Espiritismo nos mostra outra aplicação desse princípio nas encarnações sucessivas, onde aqueles que mais se elevaram numa existência são abaixados até o último lugar na existência seguinte, principalmente quando se deixam dominar pelo orgulho e pela ambição.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 30/08/2014.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | Os humilhados serão exaltados - 30/08/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem








Endereço desta página na Internet:

http://www.edumedeiros.com/artigos/2014.08.30.php

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2017
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2017
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2017


UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!





Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Os humilhados serão exaltados - 30/08/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem