edumedeiros.com     Internet
   
Comemorar em Agosto

Informar datas comemorativas

O que parece simples matéria é manifestação da vida de Deus e da misericórdia Divina...

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Curiosidades

Cursos

Diversão

Espiritismo

Geografia

Informática

Novidades

Religiosidade

Serviços

Localizar nesta página


Conectados


Estatística das
visitas ao site!







Ondas

Veja a previsão de ondas na sua praia.



TV Climatempo

Boletins ao vivo com os meteorologistas!



Tempo Brasil

Conheça detalhes da previsão para o Brasil



Aeroportos

Informe-se sobre a visibilidade nos principais aeroportos do país



Estações do Ano

Saiba o início e o fim das Estações do Ano



Índice Ultra-violeta

Previna-se. Veja o índice ultra-violeta na sua cidade.



Disque (31) 88067654

Tempo no seu telefone



Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Pirassununga - SP ,  Terça-feira, 22 de Agosto de 2017 - Bom dia! - 0:34


Ajudar sem excesso de censura - 23/08/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Diz o ditado popular que quem não pode ajudar, então que não deva atrapalhar, e algumas vezes a censura em demasia mais atrapalha do que ajuda.

Quantos estão envolvidos com problemas diversos e o que eles menos querem é censura em demasia?

Vale ressaltar que por trás de um problema existe um ser humano cheio de incertezas e de carência, seja a de ordem social ou moral, sem se esquecer aquela de ordem afetiva.

Você sabia que muitos problemas são resolvidos com uma simples conversa franca, aberta e amiga?

Os problemas podem sim ser amenizados ou até mesmo resolvidos sem a necessidade da censura em demasia ou sem o excesso de regras.

A ideia não é passar a “mão da cabeça” daquele que errou, mas sim procurar ajudar sem o excesso de censura, e assim enfatizando os “reais” motivos que levaram o indivíduo a errar, ou seja, enfatizar a verdade, a qual está ligada à sinceridade que por sua vez liga-se ao amor.

Pode parecer utopia desejar que os problemas sejam resolvidos sem excesso de censura, pois de certo modo censurar conduz, mesmo sem querer, a uma vaga ideia de regra, entretanto censura não é sinônimo de regra ou de disciplina, como alguns imaginam.

A disciplina constitui-se no conjunto dos regulamentos destinados a manter a boa ordem, enfatizando que a boa ordem resultante da observância desses regulamentos gerará um ambiente mais harmonioso, seja no meio familiar, no do trabalho ou ainda no do campo social.

A censura por sua vez é uma palavra de origem latina que significa o ato ou efeito de gerar ou produzir repreensão ou reprimenda.

O bom senso nos orienta que devamos repreender aquele que erra, porém com o único e exclusivo objetivo de fazer com que aquele que errou siga por um caminho que o conduza à retidão dos valores morais, éticos, sociais e culturais.

Entretanto, censurar, ou melhor, saber censurar é uma arte, pois dependendo do modo como a censura é realizada poderá sim mais atrapalhar do que ajudar.

E assim a ajuda que teria boa intenção não conseguirá surtir o efeito desejado, e ainda por cima produz o afastamento dos envolvidos, inclusive de modo recíproco.

Não é difícil encontrar pais e mães que alegam que já fizeram de tudo para que o filho tomasse um rumo na vida, inclusive que já o reprenderam, contudo aquela determinada situação desagradável continua e alegam que já não sabem mais o que fazer.

Será que está havendo censura em demasia?

Grande é a possibilidade, pelo menos nesses casos, principalmente quando há carência de afetividade.

Em alguns casos se houvesse mais amor, sensibilidade e afeto certamente os problemas seriam resolvidos de modo mais rápido, e assim se tornaria mais fácil demonstrar que amam seus filhos, independente se por ventura os mesmos tivessem escolhido caminhos equivocados.

Ajude ao que erra; seus pés pisam o mesmo chão, e, se você tem possibilidades de corrigir, não tem o direito de censurar.” - Chico Xavier, Médium Brasileiro.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 23/08/2014.



Você está aqui -> Inicial | Artigos | Ajudar sem excesso de censura - 23/08/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem








Endereço desta página na Internet:

http://www.edumedeiros.com/artigos/2014.08.23.php

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF



Filme Causa e Efeito (Trailer Oficial)


Novo equipamento pode salvar vidas dos motoqueiros - Vídeos - UOL Carros


Gentileza gera gentileza, inclusive no trânsito!


www.edumedeiros.com
Copyright © 2000-2017
[Edu Medeiros - Um Amigo do Bem]



Sites parceiros

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - Copyright © 2009-2017
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Copyright © 2009-2017


UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!





Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF


Ajudar sem excesso de censura - 23/08/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem